Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Desmatamento aumenta surto de Leishmaniose

Pesquisa liga incidência de malária e leishmaniose à desmatamento

Segundo a pesquisa, o crescimento do número de residências próximas a áreas de floresta aumenta o risco de contração das doenças

Manaus, 29 de Setembro de 2010
Da Redação

Pesquisadores do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) confirmaram que os casos de doenças como malária e leishmaniose estão diretamente ligados a fatores climáticos e a desmatamentos recentes.

Conforme a pesquisa, na medida em que cresce o número de residências próximas a áreas de floresta, aumenta-se também o risco de contração das doenças.

Para a realização do trabalho foram utilizadas as bases de dados do Sipam, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), contendo os polígonos dos limites da área urbana de Manaus de 1998 a 2008, e os dados das secretarias Estadual e Municipal de Saúde para a elaboração de gráficos.

A pesquisa usou como técnica o Sensoriamento Remoto, relacionando-o ao uso e ocupação da terra em três zonas administrativas estudadas (Norte, Leste e Oeste).

Uma base de dados foi montada com informações sobre o número de casos das doenças nos bairros, número de unidades básicas de saúde e a análise temporal das imagens de 1998, 2003, 2006 e 2008 da área urbana de Manaus, comparando as áreas desmatadas e áreas de vegetação relacionando com a incidência das doenças.

O estudo foi realizado pelas pesquisadoras Mônica da Costa e Valéria Araújo, que integram o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao CenSipam, do Sistema de Proteção da Amazônia.

Durante um ano as pesquisadoras estudaram a relação entre os casos registrados de malária e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) com o uso e ocupação da terra na área urbana de Manaus.

A pesquisa iniciou no mês de abril de 2009 e foi finalizada neste mês. De acordo com o estudo, o índice crescente das endemias está relacionado ao desmatamento nas áreas urbanas de Manaus.

O resultado final do estudo será apresentado no próximo mês para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Fonte http://www.acritica.com/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Pesquisa_liga_incidencia_de_malaria_e_leishmaniose_a_desmatamento_em_areas_urbanas_0_343165808.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário