Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TEATRO EDUCATIVO SOBRE A LEISHMANIOSE

Teatro sobre Leishmaniose

População de São Paulo participa de sessões gratuitas de teatro sobre leishmaniose

Chega a São Paulo de 3 a 7 de outubro, a carreta-teatro do projeto cultural itinerante Circuito Estradafora, Caravana Intervet/Schering-Plough Animal Health, iniciativa em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. O projeto, que acontece no Parque do Trote (dias 3 e 4) e no Parque Ibirapuera (6 e 7), oferece sessões de teatro gratuitas para as crianças sobre um tema muito importante para a população: a leishmaniose visceral, doença de grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. O objetivo da ação é promover o lazer, a educação e o acesso à cultura, além de levar informações e conscientizar a população sobre a doença.

Especialmente desenvolvida para estimular a imaginação dos pequenos, a peça teatral “O Fim da Picada” é apresentada de forma lúdica, por meio de bonecos. Antes mesmo de começar a sessão, a garotada já vivencia a experiência de um grande espetáculo: a peça se passa dentro de uma carreta-teatro gigante, com capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, com todo o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, com ar-condicionado, palco, iluminação, sonorização, projetor e tela.

O Gerente de Produtos da Intervet/Schering-Plough Animal Health, Marco Antonio de Castro, explica que São Paulo foi uma das cidades escolhidas para a realização do evento, pois é considerada uma área vulnerável, ou seja, a cidade possui intenso fluxo migratório e eixos viários comuns com outras cidades consideradas endêmicas. “Há poucos casos de leishmaniose visceral registrados na capital paulista, mas diversas cidades do Estado já são consideradas endêmicas. Por ser considerada uma área de risco, queremos alertar a população, por meio do lazer, educação e acesso à cultura para a importância da prevenção, a fim de evitar com que a doença se instale na cidade. Nada melhor do que o teatro para falar com as crianças, que aprendem brincando e ainda agem como transformadores dentro da família, pois adquirem o conhecimento, repassam aos familiares e ainda fiscalizam se estão fazendo corretamente”.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2007 a 2010 já foram confirmados 913 casos de leishmaniose visceral em humanos no Estado de São Paulo. “Neste período a capital paulista notificou 80 casos da doença em humanos, mas a maioria é importada – a pessoa contraiu a doença em outro município do Estado de São Paulo e o diagnóstico e notificação ocorreram na capital”, explica Castro. Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente são as cidades com mais casos registrados no Estado.

A carreta-teatro já passou pelas cidades de Campo Grande/MS, Brasília/DF e Bauru/SP. A próxima cidade a receber as atividades será Salvador/BA. No período de circulação da carreta nas seis cidades brasileiras, em torno de 8 mil pessoas participarão das 54 sessões.

Confira a programação completa

Dias 3 e 4 de outubro - Parque do Trote
Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n, Vila Guilherme
Horários das sessões: 10h e 14h30

Dias 6 e 7 de outubro - Parque do Ibirapuera
Horários das sessões: 10h, 13h30 e 16h


Fonte: Alfapress Comunicações, adaptado pela equipe Cães e Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário