Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo equipa vigilância de endemias, unidades de encaminhamento e rede sentinela

O governador Siqueira Campos entregou, nesta sexta-feira, 29, 100 motocicletas para ações de vigilância de endemias em 68 municípios; kits mobiliários para equipar unidades de encaminhamento de pacientes em 134 municípios e kits mobiliários com equipamentos de informática para cinco municípios.

A entrega aconteceu no Palácio Araguaia com a presença do secretário extraordinário de Gestão Hospitalar, Raimundo Boi; do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, de prefeitos, secretários e demais autoridades.

Em seu discurso o governador Siqueira Campos disse que “custe o que custar, custe a minha vida, mas eu vou colocar a Saúde no lugar” e destacou que a ação é um reflexo da transversalidade da gestão.

As 100 motocicletas foram doadas à Secretaria de Estado da Saúde pela Secretaria de Estado da Segurança, Justiça e Cidadania. Eram motocicletas adquiridas pela gestão anterior para o trabalho da Polícia Militar. “Essas motocicletas foram adquiridas sem o padrão estabelecido para uso do policiamento, por isso não farão falta à Polícia Militar”, disse coronel Marielton em seu discurso.

Os veículos serão destinados às ações de controle de doenças como dengue, leishmaniose visceral, malária, chagas, zoonoses e imunização. As motocicletas serão utilizadas para realizar inspeções nas unidades de saúde, domicílios e pontos estratégicos, atender denúncias, recolher as fichas de notificação de dengue nas unidades, bem como o transporte dos profissionais para investigação de casos de malária e ações de educação em saúde.

Além disso, na prevenção da doença de chagas, os veículos serão necessários nas borrifações de residências e investigação nos domicílios onde os vetores – barbeiros - infectados forem encontrados. Eles serão utilizados, ainda, na campanha antirrábica animal, coleta de material biológico para diagnóstico da raiva e na investigação e acompanhamento de casos de zoonoses (leptospirose, brucelose, febre maculosa, toxoplasmose, estomatite vesicular entre outros).

Kits

Na ocasião, também foram entregues kits mobiliários a 134 municípios do Estado. Os kits serão usados pelas secretarias municipais para dar suporte às ações de atenção e promoção à saúde.

Os kits são compostos por duas mesas, um gaveteiro com 4 gavetas, 4 cadeiras giratórias e um armário de 2 portas. Os móveis visam ainda organizar os fluxos dos pacientes nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde e baseiam-se nos pressupostos fundamentais de universalização do atendimento, a descentralização, a regionalização e a hierarquização. Tem por princípio a utilização racional de todos os meios assistenciais disponíveis e necessários à adequada assistência do cidadão, segundo suas necessidades.

Eles serão usados para implantar os setores de atendimento que facilitarão o encaminhamento dos pacientes para as unidades de saúde do Tocantins.

Sentinela

Cinco municípios receberam equipamentos de informática (computador e impressora) e kits mobiliários (mesas, cadeiras e armários) para equipar as unidades da Rede Sentinela existentes nos locais. São eles: Pedro Afonso, Xambioá, Augustinópolis, Arraias e Porto Nacional.

Os cinco kits de mobiliário e equipamentos de informática irão equipar as Unidades Sentinelas de Saúde do Trabalhador e as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais, além de descentralizar as ações de saúde do trabalhador para a Vigilância Sanitária dos municípios.

A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela) que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho. Dessa Rede fazem parte as unidades notificadoras, que são aquelas unidades de saúde que realizam a notificação no Sinan – Sistema de Informação de Notificação de Agravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário