Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saiba mais sobre a leishmaniose

As leishmanioses são doenças infecciosas que acometem o homem e outros animais e são causadas por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada do mosquito flebótomo, que podem deixar graves seqüelas físicas. A doença atinge fortemente o Brasil e vários países do mundo.

As leishmanioses estão presentes em centros urbanos e periurbanos, em função de modificações sócio-ambientais, como o desmatamento, que reduziu a disponibilidade de animais para servir de fonte de alimentação para o mosquito transmissor, colocando o cão e o homem como alternativas mais acessíveis.

Ainda não há vacina ou medicamento profilático contra a leishmaniose. As medidas de prevenção mais eficazes consistem na utilização de mosquiteiros impregnados de inseticidas, coleiras para cães e rastreamento e vigilância dos reservatórios de água.

Trabalho integrado no Brasil

O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/CPqAM/FIOCRUZ Pernambuco – por meio de uma parceria iniciada com a sanofi-aventis em 2003– vem trabalhando de forma integrada com Prefeituras municipais de regiões endêmicas em Pernambuco para investigar a epidemiologia das leishmanioses.

Essas atividades estão alicerçadas no diagnóstico e na formação de recursos humanos, bem como no apoio às ações de saúde coletiva dos municípios, com foco prioritário na prevenção e diagnóstico precoce.

Desde 2003, já foram atendidos mais de 800 pacientes de 5 cidades do interior do Estado. Mais de 300 pessoas foram treinadas para o correto diagnóstico e encaminhamento de pacientes. Além disso, foram realizados mais de 900 exames sorológicos em humanos. Mais de 700 animais também foram examinados para detectar possível infecção. Com apoio das secretarias locais e dos programas de saúde da família, foram multiplicadas as iniciativas de prevenção.

A leishmaniose é uma das doenças tropicais que integram o Programa Mundial de Acesso a Medicamentos para doenças negligenciadas do Grupo sanofi-aventis. Desde 2007, a fábrica da empresa no Brasil, localizada em Suzano ((SP) concentra a produção mundial de Glucantime®, um dos medicamentos recomendados pela OMS para tratamento da Leishmaniose. Com essa medida, o Brasil passou a ser plataforma mundial de exportação para dezenas de países, o que permite tornar o medicamento mais acessível às populações das regiões afetadas pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário