Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sul do País Campanha de posse responsável

24 de maio, 2011 às 12:47
Campanha está sensibilizando população sobre posse responsável de animais
Palestras estão sendo ministradas em todas as escolas e os resultados começam a aparecer.

Chapadão do Sul
Da Redação

Campanha está sensibilizando população sobre posse responsável de cães e gatos
A Campanha de posse responsável e adoção de cães e gatos lançada pela Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação conjunta entre o Canil Municipal e a Vigilância Sanitária, está começando a mudar o destino de cães e gatos que eram abandonados nas ruas da cidade.

Palestras estão sendo ministradas em todas as escolas e os resultados começam a aparecer. O Coordenador da Vigilância Sanitária, Médico Veterinário Luiz Fernando da Silva Torres acredita que campanha está começando a alcançar os resultados propostos, que é sensibilizar e conscientizar toda população da importância de se cuidar com carinho e atenção dos animais de estimação.

O cronograma de palestras prossegue essa semana. Nesta quarta-feira (25) o coordenador da Vigilância Sanitária estará na Escola Estadual Augusto Krug Netto pela manhã, com início às 07h30 e à tarde com início às 13 horas. Na quinta-feira (26), as palestras serão ministradas na Escola CEPE também pela manhã e à tarde. O promotor de Justiça Rodrigo Yashida Brandão e a Secretária de Saúde, Dalva Gradin sempre acompanham as palestras.

Durante as palestras, são mostrados slides explicando aos alunos como cuidar corretamente do cão, a importância de mantê-lo sobre o domínio e nunca permitir o abandono dos animais nas ruas da cidade. São distribuídos folhetos da Campanha de Posse Responsável e Adoção, com instruções e orientações sobre a posse responsável de cães.

O foco da campanha, que terá ainda a realização de eventos de mobilização da sociedade, é diminuir o número de cães soltos nas ruas e assim evitar os maus tratos de animais e a proliferação de doenças como a leishmaniose visceral canina e a raiva. O sacrifício de cães, no Canil Municipal está proibido pelo Ministério Público Estadual. A solução para a retirada dos animais das ruas está na responsabilidade dos seus donos.

Esse é um grande dilema urbano, pois os animais soltos na rua, podem ser vítimas e causadores de acidentes, virem a agredir pessoas e se tornarem fontes de doenças para os seres humanos, como é o caso da RAIVA E LEISHMANIOSE, que são umas das mais graves.

Daí a importância da “ POSSE RESPONSÁVEL” que tem como definição- um conjunto de cuidados e atitudes que o proprietário deverá ter quando adquirir um animal de estimação como: cuidados com a alimentação, higiene, vacinação, vermifugação, lazer, assistência veterinária. O proprietário é responsável pela saúde e bem estar do animal, que é um direito garantido por Lei Federal nº 9605/98, Art. 32, que diz: abandonar, maltratar, envenenar animais, ter sua posse sem o mínimo de higiene e alimentação, é crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e mais multa.

Além da posse responsável, a campanha tem como foco também a adoção dos animais já abandonados, uma vez que o Canil Municipal não pode ser a principal solução do problema e se tornar um depósito de cães abandonados, com isso, deve haver uma maior conscientização da população, quanto aos seus deveres ao adquirir um animal de estimação.

“Bicho não é lixo. Cuide do seu cãozinho. Não abandone aquele que nunca vai abandonar você”, diz um dos slogan da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário