Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 28 de agosto de 2011

Como proteger os cães contra a Leishmaniose


Daniela Albuquerque apoia a Campanha Diga Não A Leishmaniose

Por Mariana Viktor
site www.mdemulher.com.br


Participo de um grupo de discussão sobre cachorros e hoje li uma mensagem comovente de uma pessoa desesperada porque o exame de leishmaniose foi positivo para seus três cães. Como alguns de vocês devem saber, a leishmaniose é uma doença transmitida a pessoas e cães pela picada do mosquito-palha contaminado pelo protozoário leishmania. Mesmo depois de curados, os cachorros continuam sendo portadores da doença. Ou seja: podem transmitir o leishmania para mosquitos que os picarem.

A política do Ministério da Saúde é taxativa há décadas: sacrificar os cães que contraíram a doença. Porém, a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) apresentou diversos estudos demostrando que o extermínio de cães – até agora a única medida de controle e prevenção da doença no país – não tem embasamento científico nem está surtindo efeito algum para combater a leishmaniose, que segue em expansão no Brasil.

A ótima notícia: neste ano, o Ministério Público Federal entrou na briga, questionou o Ministério da Saúde sobre a matança de cães e cobrou políticas públicas mais eficientes no controle e prevenção da doença.

Graças a essa pressão, o Ministério da Saúde iniciou um estudo para testar as coleiras Scalibor em cães de 20 municípios. A coleira contêm princípio ativo repelente e inseticida sugerido pela UIPA e pela Organização Mundial da Saúde no combate ao mosquito. O estudo terá duração de 30 meses e deve dar bons resultados porque a medida já é adotada com sucesso em outros países onde não se sacrificam cães.

Para nós fica a dica: vamos proteger nossos peludos com coleira também! Prevenção sempre foi o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário