Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diagnostico da leishmaniose é tema de debate no Rio de Janeiro


Promovido pela TECSA, evento contará com mestre em Epidemiologia da UFMG, doutora em Ciências Veterinárias da UFRGS e Médicos Veterinários da MSD Saúde Animal

Durante a “Jornada do Conhecimento: Desvendando o diagnostico da leishmaniose visceral canina”, evento promovido pelo laboratório TECSA, que acontecerá dia 16 de agosto, no Rio de Janeiro, Médicos Veterinários estarão reunidos para discutir o diagnostico da leishmaniose e as formas de prevenção.

Na oportunidade, o patologista e mestre em Epidemiologia da UFMG, Dr Afonso Alvarez Peres, a Médica Veterinária e doutora em Ciências Veterinárias da UFRGS, Dra Luciana Lacerda, e Médicos Veterinários da MSD Saúde Animal realizarão palestras. As formas de prevenção dessa grave doença de saúde pública, por se tratar de uma zoonose de alta letalidade, também serão abordadas.

A coordenadora de território da MSD Saúde Animal. Simone Lemos, explica que os profissionais estarão à disposição para explicar sobre a importância das medidas de prevenção, como, por exemplo, o uso de coleiras impregnadas com deltametrina a 4% nos cães, princípio-ativo repelente e inseticida, recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das ferramentas de combate à doença.

A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90%dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas anualmente.

Apesar de classificada como doença de caráter rural, a boa adaptação do mosquito transmissor à vida urbana tem permitido a rápida expansão da doença no Brasil. Os desmatamentos, processos migratórios e o crescimento desordenado também contribuem para essa expansão e alteração do perfil epidemiológico da doença. “Por isso é de extrema importância adotar medidas preventivas para evitar que o cão seja infectado”, ressalta o Médico Veterinário e gerente Técnico da MSD Saúde Animal, Andrei Nascimento.
“Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados”, finaliza.

Serviço:
Jornada do Conhecimento: “Desvendando o diagnóstico da leishmaniose visceral canina”
Data: 16 de agosto
Horário: de 19h30 às 23h
Local: Centro de Convenções do CBC
Endereço: Rua Visconde de Silva, 52, 3º andar - Botafogo

Sobre a MSD Saúde Animal
A Merck é hoje a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem. A Merck Animal Health, conhecida como MSD Saúde Animal é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck. A MSD Saúde Animal oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna. A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados. Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário