Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Leishmaniose deixa moradores de Governador Valadares em alerta


Em média, 20 cães com suspeita de Leishmaniose são recolhidos diariamente no município.


No bairro Palmeiras, as crianças dividem o espaço com os cães. São dezenas de animais, espalhados por todo lado. O Sr. Adão Alves, que é comerciante, fica incomodado com toda a situação. O medo maior, é quanto a Leishmaniose. Segundo o comerciante, a situação incomoda porque não sabe de onde são os cachorros que ficam pelas ruas do bairro.

O cão é hospedeiro do mosquito transmissor da doença. Os moradores do local reclamam do trabalho desenvolvido pelo centro de zoonoses da cidade. O comerciante Alexsandro Chácara reclama que os funcionários do CCZ só recolhem animais que os donos pedem para ser levados e que os de rua, não são recolhidos.

A prioridade dos agentes, é recolher apenas animais que já foram submetidos a exames e há a confirmação da doença. De acordo com o município, dos três veículos utilizados para o recolhimento de animais, apenas um está funcionando. Ainda de acordo com o a administração, não há verba para a realização do conserto desses carros.

A veterinária Aimara Costa, explica que outras ações são desenvolvidas no município para controlar a doença. Ela fala que somente o recolhimento de cães não resolve o problema e que o município realiza o controle químico, pare eliminar a forma adulta do inseto e o mais importante é a limpeza dos locais para a retirada das larvas.

Segundo o centro de controle de zoonoses, os cães de rua não são recolhidos neste momento, por questão de prioridade. Agora é necessário recolher todos os animais contaminados nas residências. Para só depois recolher os da rua.

Mapa da doença

Foram divulgados os bairros com maior índice de contaminação de Leishmaniose na cidade. São eles: Altinópolis, Santo Antônio, Mãe de Deus, Palmeiras, Vila Ozanan, Planalto, Santa Helena, Santa Efigênia, Carapina, Nossa Senhora das Graças, Monte Carmelo, Centro, Vila Mariana, bairro de Lourdes, Vila Bretas e São Paulo.

As pessoas que tiverem cachorro em casa com suspeita de Leishmaniose, podem levá-los ao centro de controle de zoonoses da cidade, para a coleta de sangue e realização do exame que é de graça. O CCZ fica na rua Soldado Edson Veloso, s/nº, bairro Santos Dumont II. Os telefones para contato são o (33) 3273-1014 e (33) 3271-7381.

Nenhum comentário:

Postar um comentário