Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 25 de setembro de 2011

Colina - SP - Saúde discute combate à Leishmaniose


Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Colina participaram no último dia 20 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto, da Jornada Técnica sobre Leishmaniose, promovida pelo Departamento de Epidemiologia da Sucen.

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Colina participaram no último dia 20 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto, da Jornada Técnica sobre Leishmaniose, promovida pelo Departamento de Epidemiologia da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias, em parceria com a Empresa Basf, fornecedora de produtos químicos utilizados no combate ao vetor transmissor da doença.

A Jornada Técnica contou com as orientações da Médica Veterinária do Departamento de Epidemiologia e Orientação Técnica da Sucen, Dra.Vera Camargo Neves.

Participaram da capacitação, os funcionários municipais, André Canteiro Silva, Coordenador Profissional de Informação e Comunicação da Secretaria, Silvio Paro, Agente de Fiscalização Sanitária, Antonio Donizete Figueira, Coordenador de Controle de Vetores e Natália Cantizano Basso, Enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica do município.

Foram discutidas e apresentadas as novas tecnologias no combate e controle do mosquito transmissor da Leishmaniose e os procedimentos de controle quando há a incidência de casos positivos.

A Leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários. A doença é comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos.

De acordo com a Veterinária, três ações são principais para que o mosquito não se reproduza e não transmita a doença para os cães e seres humanos. A primeira é limpeza dos quintais com a remoção de fezes e restos de folhas, alimentos e frutos em decomposição, que é onde o mosquito coloca os ovos e as larvas se alimentam. Não manter galinheiros e chiqueiros no fundo de casa e, em terceiro, como ação preventiva, que o cão utilize uma coleira impregnada de deltametrina a quatro por cento de concentração. Essa coleira mata e repele o mosquito transmissor. No caso do cão, se for infectado pela Leishmaniose visceral ele deve ser sacrificado.


Márcia Eloísa
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário