Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Combate a Leishmaniose é tema da 2ª Cãominhada realizada em Coxim


FOTO: Bruno Crippa

Na tarde deste sábado (17), por volta das 16 horas, a Ceres Produtos Agropecuários e Pet Shop realizou a 2ª Cãominhada, com o tema combate a Leishmaniose, que iniciou em frente ao Ceres na avenida Virginia Ferreira descendo até a Concha Acústica.

Além do combate a doença, o evento reuniu mais de 200 pessoas e teve como objetivo buscar a interação entre pessoas e cães.

Houve desfile dos cães, sorteio de brindes e diversas premiações, para maior e menor cão, o mais enfeitado e maior família.

O local ainda contava com uma equipe de profissionais à disposição para orientarem a população às possíveis dúvidas relativas à doença.

Leishmaniose

A Leishmaniose é causada pelo protozoário Leishmania, transmitido pela picada de flebótomos (insetos) infectados. O cão é considerado o principal reservatório da doença no meio urbano, mas não o único, já que animais silvestres e mesmo o homem podem atuar como reservatórios.

Os sintomas no cão são bastante variáveis, sendo comum o aparecimento de lesões de pele acompanhadas de descamações e, eventualmente, úlceras, perda de peso, lesões oculares, atrofia muscular e, em alguns casos, o crescimento exagerado das unhas. Em um estágio mais avançado, há o comprometimento do fígado, baço e rins, podendo levar o animal à morte. Devido à variedade e à falta de sintomas específicos, o Médico Veterinário é o único profissional habilitado a fazer um diagnóstico preciso da doença. É importante ressaltar que há um grande número de animais infectados que não apresentam sintomas clínicos (assintomáticos). É seguramente um caso preocupante para a saúde pública.(Fonte: idest.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário