Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Presidente Prudente...novas notas sobre a doença

Que absurdo. se está suspensa a coleta de sangue para sorologia da leishmaniose, por falta de kits então não há como avaliar nada...Quem vai devolver a vida do PLUTO.....continuo indignada com a impunidade nesse país!!!

Coleta de material para detectar leishmaniose continua suspensa em Prudente
Da Redação
Segue suspensa em Presidente Prudente, a coleta de amostras de sangue em cães para detectar LVA (Leishmaniose Visceral Americana). A medida atende a recomendação do Ministério da Saúde, em razão da falta temporária, de kits necessários para realização dos exames.
Foto: Arquivo/AI

Prudente contabiliza 34 casos da doença neste ano
Apesar disso, o diretor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o médico veterinário Célio Nereu Soares, ressalta que o IAL (Instituto Adolpho Lutz ) continua realizando exames porque ainda mantém no estoque o reagente necessário para tal.
“É por meio deste componente, usado no processo de reação, que permite verificar se o material coletado é positivo ou negativo, ou seja, se o animal está ou não contaminado. E muito embora o instituto ainda tenha esse reagente, a gente acredita que a partir da próxima semana os exames já começarão ser cessados por falta do produto”, adianta.
De acordo com ele, até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22), exatos 775 exames coletados pelos agentes de apoio de zoonoses aguardavam resultados. E ontem, o IAL divulgou mais 349 amostras de sangue para detectar LVA em cães. Destes, cinco deram positivo, sendo dois autóctones e três importados (filhotes que vieram de fora). Um outro caso importado foi confirmado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Portanto, somente ontem, foram mais seis casos que acabaram engrossando o total de registros datados de janeiro até agora. É que de acordo com o diretor do CCZ, já são 34 no total, dos quais 23 autóctones e 11 importados.
Sobre os três casos importados detectados em filhotes, Soares acredita que o trio já tenha nascido acometido pela doença. “Há 20 dias, nós diagnosticamos uma fêmea prenha na Vila Claudia Glória, e que acabou vindo de Presidente Venceslau. O exame confirmou que ela tinha a doença. A partir daí, retornarmos ao local para verificar se seus filhotes também estavam ou não doentes. Infelizmente os resultados que saíram ontem, confirmaram que sim”, explica.
Com relação aos outros dois casos contraídos dentro do próprio município, revela que um cão era do Parque Bandeirantes e outro do Parque Cerejeiras.
O médico veterinário do município lembra que na sede do órgão, atualmente, só está havendo coleta de material em cães, cujos proprietários já receberam notificação do CCZ na época em que o trabalho era realizado normalmente. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário