Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 23 de outubro de 2011

1º caso de leishmaniose é registrado em criançaVítima tem 6 anos

10/10/2011 19:36

1º caso de leishmaniose é registrado em criançaVítima tem 6 anos e é moradora da zona norte da cidade de Marília, seu estado de saúde não foi

Foi confirmado nesta segunda-feira (10), em Marília, o primeiro caso autóctone de LVA (Leishmaniose Visceral Americana), em uma criança de 6 anos moradora do bairro Santa Antonieta 2, zona norte. O estado de saúde do paciente não foi informado pela prefeitura.

“Doze anos após ter sido introduzida no estado de São Paulo a partir do Mato Grosso do Sul, traçando uma trajetória contínua ao longo da rodovia Marechal Rondon, a doença foi confirmada em nosso município”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Lupércio Lopes Garrido Neto.

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou um trabalho casa a casa, através dos agentes de saúde, numa busca ativa de pessoas com sintomas compatíveis (febre por mais de 15 dias, aumento do volume abdominal, falta de apetite ou palidez cutânea), além de animais suspeitos de portar a doença.

Um inquérito canino deverá encaminhar amostras de sangue de 100 cães da região visando avaliar a prevalência da doença nesses animais, que são os principais reservatórios na área urbana.

A leishmaniose visceral americana é a forma mais severa da doença e se caracteriza por acometer vários órgãos internos, entre eles o fígado e o baço, porém é perfeitamente curável quando diagnosticada oportunamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário