Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bauru registra novos casos de leishmaniose; uma pessoa morreu

13/10/11 17:15 - Saúde

Da redação JCNet

Três novos casos de leishmaniose foram registrados em Bauru, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (13), sendo que, um deles evoluiu para óbito. No total, o município registrou 25 casos da doença em 2011 com três mortes.

Uma bauruense, de 26 anos, que morreu no último dia 15 de agosto, foi uma das vitimas, de acordo com o divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

Outras duas pessoas receberam tratamento no Hospital Estadual de Bauru. Foram um menino, de 7 anos, e um adolescente, de 14 anos.

A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros).

Febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez são alguns dos sintomas apresentados pelos humanos, quando infectados. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

A manutenção da limpeza nos quintais, o acondicionamento correto do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, verduras e outros) são medidas preventivas contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário