Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 23 de outubro de 2011

Coleta que identifica leishmaniose já foi realizada em 51 mil cães

TARYNE ZOTTINO 23/10/2011 13h37

A leishmaniose é transmitida ao cão e ao homem através da picada de um mosquito
A coleta de sangue que identifica a leishmaniose e faz parte de uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para combater a doença, já foi feita em 51 mil cães da Capital. A expectativa é de que mais 90 mil animais passem pelo exame. O exame está acontecendo em todos os bairros da cidade.

Com o início da campanha de vacinação contra a raiva, coleta e imunização estão sendo realizadas em conjunto. A médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha alerta que os bairros que já passaram pela coleta serão visitados novamente para a vacinação.

Caso suspeite que o cão esteja com a doença e a equipe ainda não tenha realizado a visita, o dono deve levar o animal até o CCZ. Após 15 dias, o resultado fica pronto e o proprietário é informado, podendo contestar o exame. Porém, os custos de um novo teste em um laboratório particular são de sua responsabilidade.

Se o resultado for comprovadamente positivo, o animal deve ser entregue e submetido a eutanásia. A doença não tem cura e oferece risco à população, portanto, caso o dono se recuse a entregar o cão, poderá ser autuado.

Transmissão e sintomas

A leishmaniose é transmitida ao cão e ao homem através da picada de um mosquito infectado. O mosquito, ao picar um cão com leishmaniose, passa a ser um transmissor da doença.

Febre, crescimento exagerado das unhas, perda de pelos e emagrecimento são alguns dos sintomas que podem aparecer em cães com leishmaniose, porém grande parte dos animais infectados não manifestam indícios da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário