Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Equipe procura vetor da leishmaniose em cinco bairros de Nova Mutum

A previsão da Coordenação de Vigilância Ambiental é de que até o final deste ano seja possível conhecer o resultado do estudo, tomando medidas necessárias para prevenir e controlar a doença

Afora o trabalho realizado desde o início do ano com o objetivo de capturar vetores da leishmaniose, à margem do Rio Arinos, agora uma equipe do Escritório Regional de Sinop da Secretaria de Estado de Saúde também procura identificar o mosquito em cinco bairros da cidade. De acordo com a coordenadora de Ambiental, Eliana Albano, a iniciativa se deve ao registro de pelo menos dois casos positivos da doença em cães em 2011. “A captura será feita durante três noites e, posteriormente, o material será encaminhado para análise em laboratório de Cuiabá”, explica.

A previsão da Coordenação de Vigilância Ambiental é de que até o final deste ano seja possível conhecer o resultado desse estudo, tomando as medidas necessárias, com vistas à prevenção e ao controle da doença. “A leishmaniose é uma doença grave causada por protozoários do gênero leishmania, transmitidos por mosquitos. Em cães devem ser observados sintomas como: crescimento das unhas, feridas de difícil cicatrização nas orelhas e focinho e emagrecimento rápido”, orienta Eliana.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Saúde, Bruno Raimundi, o município de Nova Mutum vem intensificando o controle nos últimos anos. Em 2008, por exemplo, foram encaminhadas 10 amostras para análises, das quais resultou um caso comprovado. Já em 2011 o número de amostras, até setembro, chegou a 82, com dois casos comprovados. “Desde o ano passado, o município vem atuando de forma mais decisiva, a partir da estruturação e da capacitação da equipe”, observa Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário