Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notícias de Bauru

Bauru registra mais de 20 casos de leishmaniose
Município confirma dois óbitos decorrentes da doença

Aplicação de inseticida é uma forma de se combater o mosquito vetor (Ministério da Saúde)


Por - Regiane Folter

A Secretaria de Saúde já totaliza 22 casos de leishmaniose e duas mortes por causa da doença em Bauru. A leishmaniose é causada por espécies do protozoário Leishmania e pode ser Visceral, também chamada de barriga d’água e que afeta órgãos internos, e Tegumentar Americana, que afeta a pele e mucosas, como nariz e boca. Segundo o biólogo James Venturini, o tipo Visceral é o que tem causado mortes na região de Bauru.
A Visceral causa sintomas como febre, palidez e aumento do fígado e/ou baço. A doença é transmitida através de picadas de insetos infectados, os mosquitos-palha. A gravidade da doença está relacionada com a imunidade que a pessoa possui contra microorganismos e, se não tratada, o risco de morte é alto.
Eliminar água parada, fazer a limpeza de quintais e terrenos, usar repelentes e mosquiteiros em locais de grande incidência do mosquito-palha, manter limpo o abrigo de animais domésticos e descartar corretamente o lixo são eficazes para prevenir a doença. James alerta para a necessidade de se procurar auxílio médico ao perceber algum sintoma. “É de fundamental importância procurar uma unidade de saúde para, além de diagnosticar e tratar, fazer a notificação junto aos órgãos de vigilância sanitária”, reforça.
A Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde afirma que trabalha para evitar que um surto ocorra na cidade através da limpeza de terrenos e a conscientização da população. Enquanto a limpeza de terrenos e calçadas públicos é realizada periodicamente pelas Secretarias de Obra, Meio Ambiente e Emdurb, há uma fiscalização em terrenos particulares e, se a falta de limpeza for constatada, o responsável é notificado e pode pagar multa de até R$ 3500,00 se não cumprir as determinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário