Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prudente confirma quatro novos casos de leishmaniose em cães

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) apresentou nessa terça-feira (4/10) o resultado de 15 amostras de sangue de cães, que foram analisadas pelo Instituto Adolpho Lutz, das quais quatro apresentaram resultados positivos em relação à LVA (Leishmaniose Visceral Americana).


Prudente contabiliza 39 cães com leishmaniose neste ano
De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, dos quatro novos registros positivos, três casos são autóctones e um importado. Segundo ele, os três cães autóctones foram encontrados nos Parque Cerejeiras e no Bosque. Já o caso importado trata-se de um cachorro que veio da cidade do Mato Grosso e estava no Parque São Judas Tadeu.
Conforme o diretor do CCZ, as equipes aguardam o resultado de mais 700 amostras que estão sendo analisadas pelo Adolpho Lutz e devem ser entregues assim que o instituto receber o material reagente. Segundo ele, no momento as coletas que estão suspensas e devem ser retomadas ainda nesta primeira quinzena de outubro. No entanto, algumas coletas continuam sendo realizadas apenas em cães suspeitos de ter a doença. O diretor do CCZ adianta que com os novos resultados apresentados o município contabiliza 27 casos autóctones e 12 importados, somando no total 39 cães com leishmaniose.
Para alertar a população as equipes do CCZ continuam os trabalhos de visitas às residências para cadastrar os animais. Neste mês de outubro a atuação das equipes ocorre nos bairros: Jardim das Rosas; Condomínio João Paulo II e Jardim Caiçara. “A intenção é saber a quantidade total de cães e gatos na área urbana de Prudente. Com isso o trabalho visa à conclusão do senso canino e felino”, adianta o diretor do CCZ. O senso deve ser concluído até o final deste ano, sendo que o cadastro atual já contabiliza mais de 20 mil animais. Na oportunidade a população recebe orientações em relação à prevenção da leishmaniose. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário