Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Suspeita de surto de Leishmaniose gera preocupação em Alto Parnaíba (MA)


Sem um sistema de drenagem adequado, ruas centrais de Alto Parnaíba (MA) ficam alagadas sempre que chove forte
Segundo informações não oficiais, já que a Prefeitura de Alto Parnaíba se silencia sobre tudo o que é verdadeiramente de interesse público, alguns casos de leishmanioze teriam sido diagnosticados na cidade sul maranhense. Conheço um caso concreto, em que a paciente terá que receber oitenta injeções ou vacinas.

Doença transmitida por ratos, que, por si só, já significam sujeira, falta de higienização, a leishmanioze é comum em palafitas e em cidades sujas de países subsenvolvidos e mesmo em metrópoles europeias onde o lixo prolifera, como na Itália.

Em Alto Parnaíba, a proliferação de ratos é fato notório, especialmente pela sujeira de suas ruas, o que é visível e independe de comprovação, aliado a esgotos a céu aberto, à obra inacabada e danosa da Codevasf na implantação do sistema de esgotos sanitários, o lixo doméstico acumulado nas ruas pela ineficiência absoluta da Prefeitura em seu recolhimento, os bueiros e galerias sem limpeza, a água da chuva que invade avenidas, ruas e praças levando consigo o mato, a lama, o lixo e, enfim, a imundície.


Um ambiente favorável à proliferação dos mosquitos flebotomíneos, protozoários causadores da doença Leishmaniose
Não se pode negar que muitos proprietários de imóveis não cuidam adequadamente da higienização e limpeza de suas propriedades, a começar pelos quintais, muito comuns em cidades do interior brasileiro, assim como ocorre na próspera Alto Parnaíba.

No mais, a preocupação maior pela certeza absoluta que tenho, o que é compartilhado pela maoria da população, de que a atual administração municipal de Alto Parnaíba permanecerá omissa, silenciosa, o que é grave e não mais tolerável, deixando de lado por completo as necessidades públicas da comunidade.
Imagem: Reprodução

Vamos combater o mosquito. Não se pega Leishmaniose de cães ou de outros animais; só pela picada do protozoário
A DOENÇA - As maiores vítimas são crianças e idosos, podendo matar 10% dos portadores por anemia, insuficiência do baço e do fígado, hemorragia, diarréia e outras complicações.

Popularmente conhecida por calazar, a moléstia é transmitida através da picada de um mosquito. Na realidade, o processo de transmissão inicia com os cães, considerado o principal reservatório urbano da doença, que passam o vírus para o inseto ao ter o sangue sugado.
Fonte: Blog do Décio Rocha
Keywords: maranhao, parnaiba, alto parnaíba, leishmaniose, ruas, alto, lixo, ratos, mato, lama, esgotos

Escrito por José Bonifácio em 22/11/2011 às 22h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário