Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Moradores devem ter cuidados com casas fechadas durante as férias

22/12/2011 17h37


Confira as dicas para evitar a proliferação de insetos que causam doenças.
As orientações são da Secretaria de Saúde de Bauru, no interior de SP.
Do G1 Bauru e Marília


Comente agora
Quem vai deixar a casa fechada durante o período das festas de final de ano precisa estar atento a certos cuidados para evitar a proliferação de insetos que podem causar doenças, como o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Por causa desses riscos, a Secretaria de Saúde de Bauru, no interior de São Paulo, orienta a população sobre as medidas preventivas a serem tomadas contra a dengue e leishmaniose nesses casos.
Com o calor e as chuvas características do verão cresce o número de criadouros das larvas dos mosquitos aedes aegypti (transmissor da dengue) e do mosquito palha (transmissor da leishmaniose).
De acordo com a coordenação da Divisão de Vigilância Sanitária da secretaria, ao sair de casa por vários dias, os responsáveis devem atentar para os seguintes cuidados:
• Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos
• Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos sanitários
• Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível
• Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros)
• Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias
No caso de prevenção contra leishmaniose, a Vigilância recomenda que todo o lixo orgânico seja eliminado, manter um responsável pela eliminação diária das fezes acumuladas dos animais e recolhimento de frutas caídas de possíveis árvores do imóvel. Antes de sair de viagem, procurar informações sobre a situação da doença da região de destino, para evitar que as mesmas sejam contraídas.
Até o momento, foram registrados 4.348 casos de dengue, sendo 4.342 autóctones e 6 importados, e seis pessoas morreram em decorrência da doença em Bauru. Já em relação à leishmaniose foram registrados 31 casos neste ano, com ocorrência de 3 mortes. A Secretaria de Saúde destaca que a colaboração da população é fator fundamental para a prevenção das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário