Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CCZ retoma coleta de sangue para detectar leishmaniose em três bairros da zona oeste

Extraído de: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente - 11 horas atrás

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retomou na manhã desta segunda-feira (9/1), na zona oeste de Presidente Prudente, o trabalho de coleta de material (sangue) em cães para detectar possível contaminação pela Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Equipes de trabalho percorrerão durante toda a semana os conjuntos habitacionais Ana Jacinta, Mário Amato e Residencial Esmeralda. O objetivo é visitar as residências cujos animais não foram submetidos à coleta em 2011, em decorrência da ausência de responsáveis nos imóveis na hora das visitas dos agentes de apoio de zoonoses.

Conforme a agente de zoonoses, Suzana Lima Moreno, o CCZ tem dado uma nova oportunidade aos moradores notificados, já que um grande número de proprietários de animais pleitearam junto ao órgão a chance. Segundo ela, até o fim da tarde de hoje deverão ser visitadas cerca de 30 residências, no entanto, até o fim da semana, a meta é que sejam coletados ao menos 300 amostras. Isso porque proprietários de cerca de 600 residências notificadas no Ana Jacinta e adjacências, não atenderam à notificação e por isso não compareceram ao CCZ.

"Como esses bairros ficam longe do Centro de Zoonoses, fica difícil para muitos donos levarem seus animais até o órgão. Então estamos dando mais uma oportunidade. Aqueles que não estiverem no imóvel, assim como já foi informado, terão 30 dias a contar da notificação para levarem seus bichinhos até o CCZ para que realizar o procedimento, ou apresentarem exame realizado em clínica particular. Caso contrário serão multados em 180 UFM, o que corresponde a R$ 449,65", lembra.

A moradora Aparecida Rodrigues de Souza, 52 anos, diz que esse é um trabalho muito importante, uma vez que tem como único e principal objetivo a prevenção. "A gente tem amor nos bichinhos, então acho importante eles estarem ‘passando’ pelo exame. Pra mim que não tenho carro, fica muito difícil levá-lo até o Centro de Zoonoses para fazer o exame", confirma.

Também moradora do Ana Jacinta, a prudentina Tamires Pereira da Costa, 21 anos, ostenta a mesma opinião, e acrescenta que o trabalho realizado pelos agentes do CCZ é fundamental para saúde pública. "Facilita muito para gente, sem contar que contribuí na saúde dos nossos animais", frisa. O material coletado na zona oeste será centrifugado no novo laboratório do CCZ, para que posteriormente possa então ser encaminhado ao Instituto Adoplho Lutz, onde será submetido à análise. (Por Débora Andreatto - Mtb 59.395)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário