Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sábado, 7 de abril de 2012


1º Encãotro “Diga não á Leishmaniose” aconteceu nesse domingo
e contou com a presença de famosos em apoio à causa

No primeiro domingo do mês de abril aconteceu o 1º Encãotro “Diga não à Leishmaniose” na Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho, num luxuoso casarão da década de 50, no bairro do Pacaembu, onde funciona a sede da Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho, lugar específico para eventos culturais.

O evento marcou o início de várias ações previstas para o ano de 2012 a fim de conscientizar a população de que a prevenção é a única solução e teve a participação e apoio do ator Nico Puig, da professora Emérita da FEAUSP,  Diva Pinho, que é a presidente da FUNCADI (Fundação Carlos e Diva Pinho),  ambos amantes de animais e estavam acompanhados de seus mascotes.

Apoiadores da causa, como o vereador Roberto Tripoli do PV, esteve representado por sua assessora Regina Macedo e Luciane Sarraf, criadora do calendário Celebridade Vira-Lata, cuja exposição era uma das atrações do evento.

Os participantes vestiram a camiseta do evento e foram clicados pelo  fotógrafo argentino Lionel Falcon e participaram de duas palestras ministradas pela médica veterinária Catherine Zambel sobre Acupuntura em Cães e outra sobre a Leishmaniose Visceral, muito comum em cães e que é transmissível ao homem através da picada de um mosquito.

A Campanha "Diga Não à Leishmaniose" nasceu em 2005 com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre essa grave doença depois que os pais e irmãos do pug Grande Otelo, que pertence à assessora de imprensa Marli Pó, foram diagnosticados com a Leishmaniose Tegumentar (cutânea).

Grande Otelo é filho de um casal de Pugs, Carmem e Antonio, que pertenceram ao ex Deputado Federal, estilista e apresentador Clodovil Hernandes (falecido em março de 2009), que em 2004 teve seus cães diagnosticados com a doença. Clodovil então resolveu tratá-los após saber que entre 1990 e 1994 mais de 80 mil cães foram sacrificados por terem ou serem apenas portadores da doença, Então, assessora de imprensa, Marli Pó, resolveu dar início a uma campanha de conscientização a fim de convencer a população de que evitar é a melhor solução para a prevenção.

“Na ocasião, Otelo tinha apenas uns 8 meses de idade e deixou a família apreensiva enquanto esperávamos pelos resultado do exame, então negativo para a leishmaniose. Foi aí que pesquisei e me assustei com a gravidade e senti a necessidade de criar uma campanha para alertar a população sobre os perigos e cuidados para prevenir a doença” – comenta Marli, idealizadora da campanha que teve Clodovil como principal apoiador na época.  Depois disso, vieram artistas como: Hebe CamargoDaniela Albuquerque, Regina Volpato, Flavia Noronha, Karin Hils, Aline Wirley, Solange Frazão, Dani Franco, Sonia Azua, Nico Puig,   Reinaldo Gonzaga, Daniel Marinho, Rodolfo silot, Gabriela Alves,  Giane Albertone o grafiteiro CRÂNIO e o artista plástico W. Veríssimo, especialista em   desenhar corpos, e tantos outros que já apoiaram e estão marcando suas fotos em apoio a causa.

A única forma de prevenção é conscientizar as pessoas sobre os simples cuidados que devem ter para combater e prevenir a doença como: não deixar o animal solto nas ruas; manter quintais limpos para evitar a procriação do mosquito transmissor;  visitar constantemente o veterinário e utilizar um método de prevenção no cachorro, como pipetas, coleiras e outros repelentes específicos para o mosquito transmissor da doença. (Consulte seu veterinário e se informe mais sobre o assunto).

Para saber mais sobre o assunto é só acessar o blog da campanha (http://diganaoaleishmaniose.com.br), que recebe mais de 5 mil acessos por mês e traz informações sobre a doença, sintomas, prevenção, matérias e informativos sobre o assunto que leva várias cidades de todos os Estados em alerta.

Galeria de Imagens / Créditos: Lionel Falcon:

Professora e Presidente da FUNCADI e sua mascote "Dalai"

o ator Nico Puirg e seu mascote, "Tatantino"

As apresentadoras Regina Vopato e Daniela Albuquerque apoiam a Campanha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário