Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paraíba em alerta - Cidade de Matinhas mas de 30 casos de leish em humanos

http://www.blogdomarciorangel.com/2012/04/matinhaspb-surto-de-leishmaniose.html#comment-form

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Matinhas/PB: surto de Leishmaniose assusta moradores da zona rural; mais de 30 casos já foram notificados

Os moradores da zona rural do pequeno município de Matinhas, no Agreste/Brejo do estado, estão assustados com um verdadeiro surto de Leishmaniose que tem afetado várias famílias que residem no local.
Nos últimos sessenta dias, pelo menos 30 casos de infecção já foram notificados pelo Serviço Municipal de Saúde, que na cidade, não possui estrutura para tratar os pacientes e tem encaminhado as pessoas para vizinha cidade de Alagoa Nova.
O principal foto da doença tem se concentrado na região polarizada pelo sítio Engenhoca, distante cerca de 8km da zona urbana de Matinhas.
A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral e é causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae.
O calazar e a úlcera de Bauru são formas da doença.
A doença atinge o cão e o homem e é  transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui).
No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos. Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram 523.975 casos autóctones, a sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário