Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Publicada segunda-feira, 23 de abril de 2012, às 10:49

Dourados realiza simpósio de zoonoses no dia 27

Como controlar as pragas urbanas e Vigilância Entomológica e Controle Vetorial da Leishmaniose Visceral são alguns dos assuntos a serem debatidos durante o Simpósio de Zoonoses, que acontece em Dourados na sexta-feira, dia 27. O evento, realizado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde, será no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).
Foram abertas 120 vagas, sendo 60 reservadas aos profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde.
O objetivo é cumprir metas estabelecidas no Caderno de Vigilância 2012, tendo como finalidade atender as diretrizes voltadas à política de saúde em torno das Zoonoses.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, o evento tem como objetivo promover o conhecimento sobre as zoonoses e conscientizar os participantes da importância da prevenção e controle das doenças transmitidas por animais.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e 75% das enfermidades emergentes humanas são de origem animal. Diante desses fatores, é necessário melhorar os conhecimentos para se ter capacidade de enfrentar possíveis situações de risco à saúde humana e veterinária, de forma eficaz, com adoção de medidas de prevenção às zoonoses, garantindo saúde à população douradense.
Programação
Das 7h às 8h será realizado credenciamento. A abertura está marcada para 8h, com a palestra do biólogo Jalmir da Silva Ferreira Junior, que vai falar sobre “As principais Pragas Urbanas na Cidade de Dourados”. A palestra das 9h tem como tema “Aspectos da Vigilância Entomológica e Controle Vetorial da Leishmaniose Visceral no Estado de Mato Grosso do Sul”, com o biólogo Paulo Silva de Almeida.
Às 9h45 tem a palestra “Zoonoses na Educação em Saúde”, com Edlene Viana Leite de Lira e Sandra Regina da Silva. Às 10h15 “Posse Responsável”, com o médico veterinário Fernando César Moreira Bastos.
No período da tarde, a partir das 13h, será proferida a palestra “Perfil Epidemiológico das Doenças Zoonóticas de Dourados”, com o enfermeiro Roberto Dias de Oliveira. Às 14h “Dengue: Avanços e Dificuldades na Metodologia de Controle”, com o coordenador estadual de Controle de Vetores Aldecir Dutra de Araújo
Às 14h40, o tema será “Prevenção e Controle da Dengue”, com Valkiria Silva Bittencourt, coordenadora de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Às 15h30, “Identificação e Tratamento de Acidentes de Animais Peçonhentos”, com o biólogo Isaías Pinheiro, da Secretaria de Estado de Saúde.
Às 16h10, “Controle de Raiva no Estado e Mato Grosso do Sul: Aspectos históricos e perspectivas”, é o tema da palestra de Gislaine Brandão, gestora de Ações de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde. O encerramento está previsto para 17h. as inscrições podem ser feitas através do (67) 3411-7753 (Rosana ou Anderson) ou por e-mail: supvigsaude.sems@dourados.ms.gov.br (aguardar o e-mail de retorno com a confirmação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário