Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Técnicos recebem treinamento sobre leishmaniose, estudos serão feitos no pólo de Barra do Corda
Curso atualiza profissionais na identificação do inseto Díptera.
Inseto é transmissor da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

Técnicos de entomologia (ciência que estuda os insetos) das 18 Unidades Regionais de Saúde estão participando de um curso de atualização de conhecimentos na identificação do inseto Díptera, que transmite a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

O treinamento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e acontece até sexta-feira (13), na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no bairro da Jordoa.

O treinamento será feito com aulas teóricas e práticas (captura do flebotomíneos). O Entomologista da SES, Elizaldo Costa, explicou que as armadilhas para captura dos animais serão colocadas nos ambientes intradomiciliar (dentro da casa), peridomiciliar (áreas externas) e extradomiciliar (mata). "Queremos conhecer as espécies existentes e quais os vetores que transmitem a doença", disse ele.

Os estudos serão feitos nos pólos de Governador Nunes Freire, Barreirinhas e Chapadinha; Caxias e Codó; Colinas e São Domingos do Maranhão, Barra do Corda e Senador La Rocque, Itinga e Santa Luzia.

Sobre a doença
A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É transmitida ao homem pela picada das fêmeas de flebotomíneos infectadas. O SUS oferecetratamento específico e gratuito da doença, feito com uso de medicamentos à base de antimônio, repouso e uma boa alimentação.

A LTA é transmitida por animais silvestres (roedores, cão, preguiça, tamanduá, gambá, mão pelada) e peridomésticos (cão e roedores) através de vetores flebotomíneos hematófagos.

Fonte: G1 MA

por Ribamar Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário