Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 13 de maio de 2012

Desequilíbrio ambiental pode ter relação com onda de Leishmaniose que atinge cães em Paulista no Recife

Da Rádio Jornal

A Leishmaniose, uma doença comum em animais vem tirando o sono de moradores do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Devido ao desmatamento de áreas para construção de residências, o mosquito transmissor da doença (popularmente conhecido como mosquito palha ou Birigui) tem se espalhado na cidade e transmitido a doença para cães.

Um desses animais infectados é a cadela Madonna, animal de estimação da aposentada Maria José, que mora no bairro do Janga, em Paulista. A doença foi confirmada há cerca de um mês através de exames, mas a família está diante de um impasse: o município de Paulista não tem nenhum centro de Zoonoses e até agora a cadela não foi recolhida para que seja devidamente sacrificada, uma vez que a doença não tem cura.

Outro ponto que preocupa os moradores é que a Leishmaniose pode ser transmitida para seres humanos, quando está em sua forma visceral, mas a gerente de vigilância ambiental de Paulista, Amara Areias, afirma que a população não deve se preocupar, pois o município nunca registrou um desses casos.

Saiba mais sobre a doença e as providências que a prefeitura deve tomar neste caso, na reportagem de Everson Teixeira:

Clique Aqui e leia o artigo do Portal da Saúde do governo federal a respeito da doença.

DESMATAMENTO – O desmatamento de áreas para construção de residências causa um desequilíbrio no ambiente onde vive o mosquito transmissor, que ser ter para onde ir acaba invadindo áreas residenciais e infectando animais e até seres humanos.

Postado por Ismaela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário