Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Prudente confirma novos casos de leishmaniose

Da Redação, às 12:49:00 de 09/05/2012
Testes que detectam a doença em até 30 minutos são realizados em Prudente desde a semana passada
Testes que detectam a doença em até 30 minutos são realizados em Prudente desde a semana passada
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente divulgou, na manhã desta quarta-feira (9), o resultado de mais um lote com 165 exames realizados em cães para detectar Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Desta vez, quatro casos positivos da doença foram confirmados.

São dois autóctones (contraídos dentro do próprio município) e dois importados, estes últimos vindos de Presidente Venceslau e Rinópolis, respectivamente. Com as novas confirmações, detectadas através dos testes rápidos feitos no laboratório do CCZ, subiu para sete o total de casos datados de janeiro deste ano até agora. No total, são quatro registros importados e três autóctones.

Os casos autóctones foram identificados em cães que habitam nas vilas Santa Helena e São Jorge, na região central da cidade. Em ambos, outros cães contaminados já haviam sido encontrados no trabalho de bloqueio. Já os importados foram detectados nos bairros Jardins e Barcelona, na região noroeste, próximos ao Estádio Prudentão.

“Embora tenham dado reagentes [positivos] no teste rápido, as amostras referentes aos quatro exames foram encaminhadas ao Instituto Adolpho Lutz [IAL] para serem submetidas ao exame confirmatório, através do Elisa”, diz o diretor do órgão, o médico veterinário Célio Nereu Soares, se referindo a reação de ensaio imunoenzimático.

De acordo com ele, os cães serão sacrificados. “No fim da tarde de ontem, o instituto nos divulgou os resultados. A partir daí, já estabelecemos contato com os proprietários dos animais doentes. Um deles inclusive [importado] já foi recolhido nesta manhã e levado ao CCZ. O outro importado será buscado agora à tarde, período onde ambos deverão ser submetidos ao procedimento da eutanásia”, completa.

Sobre os animais que contraíram a doença no município, ele explica que o CCZ está aguardando contato de seus proprietários que também já foram avisados. “Eles ficaram de consultar veterinários em clínicas particulares para conversar sobre a questão, e a fim de decidirem se vão optar pelo procedimento nas clínicas ou no próprio CCZ. Fato é que eles têm prazo máximo até sexta-feira para isso”, expõe Soares.

Sobre o teste rápido, até agora já foram 302 exames feitos através desse novo procedimento em Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário