Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 27 de julho de 2012


Equipe de Zoonose busca identificar doenças em animais
No animal os sintomas do calazar são emagrecimento e feridas
Residências são visitadas (Fotos: Portal Infonet)
Moradores do loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, recebe entre esta quinta-feira, dia 26, e sexta-feira, dia 27, equipes do Centro de Controle de Zoonoses que farão o recolhimento de amostras de sangue canino. A ação visa diagnosticar precocemente doenças que atingem os homens por meio de animais contaminados, como a leishmaniose (calazar).
A escolha desta semana pelo loteamento se deve ao auto índice de infestação nos animais, sendo que de 8% a 9% dos cães da localidade são infectados pela doença. De acordo com o supervisor do programa Municipal do Controle da Leishmaniose Visceral de Aracaju, Wilson de Oliveira, o trabalho está sendo desenvolvido em diferentes bairros da capital. “Aqui no loteamento são cerca de 700 residências que nós vamos visitar entre hoje e amanha. A cada semana a gente trabalha em dois, três bairros. Entre os dias 20, 25 e 26, estávamos nos bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Santo Antônio”, informa.
O supervisor Wilson de Oliveira
Ainda segundo o supervisor, caso se constate que o animal esteja infectado pela doença, a única alternativa é realizar a eutanásia. “A gente faz a coleta de sangue nos cães para a sorologia e esse soro vai para o laboratório. Se caso der reagente positivo para o calazar, a gente tem que fazer a remoção do cão para a eutanásia, uma vez que a doença no cão não tem cura. O retorno nosso depois na residência não é só para remover o cão, como também para aplicar inseticida e combater o mosquito”, afirma Wilson de Oliveira.
A dona de casa Wilma Santos, recebeu prontamente as equipes do Centro para a coleta de sangue. Para ela, a iniciativa é interessante já que poderá salvar os animais. “É importante porque se nós temos que nos cuidar, eles também tem que ser tratados. O meu Maxuel é muito importante pra nós e a prevenção é melhor do que a morte”, conta a dona de casa.
Sintomas
No ser humano, os sintomas são febre, emagrecimento e diarreia, já em casos avançados, a doença atinge o baço. “Já no animal começa com o emagrecimento, ferida na pele e unhas grandes porque o animal fica preguiçoso”, diz Wilson.
A recomendação é para que a população mantenha o quintal limpo, evitando o acúmulo de lixo, uma vez que o mosquito não desenvolve em água parada, mas em material orgânico em decomposição.
Por Aisla Vasconcelos

Um comentário:

  1. Vocês são uns assassinos de caes. Que prevenção é essa se não fazem nem o segundo exame para ver se o animal está contaminado realmente. Eu sofri muito quando voces quiseram levar a minha cachorra dizendo que deu positivo o exame dela, sendo que eu fiz o exame por minha conta 3 vezes no valor de 120,00 cada, para confirmar a doença e deu negativo. Seus Miseráveis... Essa doença tem tratamento se vcs nao sabem, seus ignorantes

    ResponderExcluir