Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



 
 Secretaria de Brasilândia alerta a comunidade para prevenir Leishmaniose
Terça, 28 de Agosto de 2012 - 16:15
Foto: Divulgação
Os Agentes de Saúde pedem aos moradores que limpem seus quintais removendo, fezes dos animais domést

Com intuito de prevenir possível propagação da Leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura de Brasilândia informa alguns cuidados básicos para que todos se tornem multiplicadores de cuidados básicos.
 
Recomendações - Nos últimos dias o número do mosquito vetor da Leishmaniose aumentou no município de Brasilândia. Os números são da pesquisa entomológica de identificação do mosquito causador da doença realizado pelo Núcleo de Controle de Endemias do município que identificou numa só noite, onde as armadilhas foram colocadas, 186 flebótomos numa rua central da cidade.
 
Essa situação em particular deixou a Vigilância Epidemiológica de Brasilândia em alerta, o que exigiu da Secretaria Municipal de Saúde adotar medidas severas para conter o aumento do agente causador da Leishmaniose, entre elas o saneamento ambiental que consiste em aplicar medidas que promovam a diminuição da proliferação do vetor.
 
Por essa razão a Secretaria de Saúde local está lançando um alerta aos moradores do centro da cidade para que mantenham seus quintais livres da criação de galinhas, uma vez que essa atividade que é proibida, está colocando em risco a saúde da população.
 
A orientação é para que esses animais sejam transferidos para a zona rural ou abatidos pelos seus proprietários. Caso não forem eliminados esses focos de propagação do mosquito da Leishmania, por força do art. 176 da Lei 399/85 (Código de Postura do Município de Brasilândia) e art. 25 da Lei 2.211/07 (que institui o Centro de Zoonoses), não restarão alternativas aos fiscais da Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias senão proceder o recolhimento desses galináceos e doá-los às entidades sociais do município.
 
Os Agentes de Saúde pedem aos moradores que limpem seus quintais removendo, fezes dos animais domésticos (cães e gatos) e toda a matéria orgânica que está em decomposição. Orientamos ainda, que enterrem os restos de capinagem e folhas secas, pois estes resíduos também são lugares ideais para a proliferação do vetor da Leishmaniose visceral, que infelizmente, é responsável por dezenas de casos positivos desta zoonose em Brasilândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário