Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


PREVENÇÃO AO CALAZAR

´Cãominhada´ alerta sobre a leishmaniose

18.08.2012
Moradores de Sobral levam seus cães de estimação para participar de caminhada neste sábado
Sobral A Primeira Cãominhada desta cidade será realizada hoje. O evento será realizado pelo Grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS) em parceria com o pet shop Bichinho de Estimação, e tem como tema "Calazar: Será que seu bichinho é o vilão?". As inscrições custam R$ 20,00 e serão revertidas para o grupo. O dinheiro será aplicado na ajuda direta de animais e eventos futuros.

A cidade de Sobral terá a primeira manifestação contra o calazar. Serão distribuídas sacolinhas higiênicas entre os donos. A programação contra a doença começou no dia 9 e finaliza neste sábado FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES


De acordo com a presidente do GPAS, Laysla Frota, a Cãominhada será uma caminhada de alguns quarteirões onde os membros do grupo estarão acompanhando os tutores e animais com conversas informativas sobre a doença. Ela diz que a ocasião faz parte da programação que vem ocorrendo desde o dia 9 de agosto, com um ciclo de palestras. "Dez de agosto foi o Dia Nacional contra a Leishmaniose. Nossa programação iniciou com palestras no Instituto de Teologia Aplicada (Inta), no dia 9, e finalizará sábado, com a ´Cãominhada´", explica.

Materiais
A concentração será às 16 horas em frente ao Bichinhos de Estimação, onde serão distribuídas sacolinhas higiênicas entre os donos, e terminará no Arco do Triunfo. Durante todo o percurso, haverá um carro entregando refrigerante e água, além de uma barraca no ponto de chegada. Para os participantes que possuem animais de grande porte, a presidente aconselha que seja usada focinheira.

"Esse é outro aspecto que o grupo busca melhorar, pois a cidade ainda apresenta uma resistência muito grande quando se trata desse assunto", disse.

Laysla diz que a ideia da criação do encontro nasceu da necessidade de uma manifestação aberta, e o aniversário de dez anos do Bichinhos de Estimação. "As palestras foram fechadas para os estudantes e profissionais da área de saúde, diferentemente da Cãominhada, que está aberta ao público em geral. Na ocasião, tivemos duas palestrantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tratamos de assuntos como vetores da doença, vias alternativas de transmissão e o papel do Centro de Controle de Zoonoses de Sobral", informa.

União
O proprietário do pet shop, Ildefonso Cavalcante, afirma que o desejo desse tipo de manifestação vinha de antes. "Há três anos eu já tinha intenção de realizar essa caminhada, mas nunca levei adiante. Como este ano o pet está comemorando dez anos e o GPAS manifestou o mesmo desejo, resolvemos juntar forças e levar adiante".

De acordo com ele, o mercado de pet shop na região vem ganhando espaço e é necessário trabalhar alguns aspectos. "Vamos aproveitar bem para instruir sobre alguns assuntos educacionais, como o recolhimento de dejetos que os animais deixam em vias públicas", disse.

Ildefonso explica também que o tutor hoje está mais exigente e isso não pode se refletir apenas no sentido comercial. "Aqui no pet, buscamos trazer novidades no sentido de beleza, de acessórios, para atender clientes que olham sites do sul do País e querem igual ou similar. Mas o tutor deve também procurar se atualizar quanto às questões comportamentais, questões de saúde. Pois o pet é um ser vivo que precisa de cuidado e atenção, não um objeto", finaliza. De acordo com a organização do evento, são esperadas mais de 200 pessoas para a "Cãominhada".

As inscrições podem ser feitas até momentos antes do início da caminhada. Na ocasião, o participante ganha uma camiseta para si e uma bandana para seu pet, além de concorrer a uma coleira Excalibur, que repele o mosquito que pode transmitir o vírus para o cachorro e para o homem.

Mais Informações
Pet Shop Bichinhos de Estimação
Rua Cel. Frederico Gomes, 43 Centro, Sobral/CE
Telefone: (88) 3611.1167 

Nenhum comentário:

Postar um comentário