Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fortaleza e Eusébio recebem coleiras do projeto de controle de calazar através do Ministério da Saúde

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/09/fortaleza-e-eusebio-recebem-projeto-para-controle-do-calazar.html
26/09/2012 09h17 - Atualizado em 26/09/2012 18h22

Projeto visa encoleirar cães com repelentes.
Instrumento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Do G1 CE
Comente agora
Fortaleza e o município de Eusébio, na Região Metropolitana, participam nestas terça (25) e quarta-feira (26) do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral, o calazar. O projeto visa controlar a doença com uso de coleira munidas com deltametrina, repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.
A coleira é indicada para o controle dos insetos transmissores da doença, moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo governo, acompanhadas por um exame de sangue de rotina, realizado para diagnosticar a evolução da doença na comunidade canina.
Casos na capital
Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais, somente no ano passado, foram confirmados 241 casos humanos, com oito óbitos em Fortaleza.
A realização de 113.527 exames preventivos em cães nas cidade, em 2011, diagnosticaram 5.024 casos caninos positivos. Já em Eusébio, foi confirmado um caso humano de leishmanionse visceral e a realização de 2.803 exames preventivos, em 2011, segundo o Centro de Controle de Zoonoses.
Bairros agraciados
Em Fortaleza, os bairros que receberão o encoleiramento serão o Bom Jardim e Messejana. Agentes passarão em casa em casa distribuindo as coleiras. Segundo o coordenador de controle de calazar em Fortaleza, Sérgio de Oliveira Franco, a expectativa é de atender cinco mil animais em cada bairro. Os que receberão o monitoramento serão Barra do Ceará e Mondubim. No Eusébio, o encoleiramento ocorre nos bairros Amador, Bela Fonte, Coaçu, Encanta, Guaribas, Lagoa dos Pássaros, Olho d'Água e Timbu, enquanto Autódromo, Centro, Parnamirim, Parque Havaí e Urucunema recebem o monitoramento.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário