Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

 
Publicado em: 16/10/2012 08:42:00
Leishmaniose: 23 casos são registrados este ano em Aracaju

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), age cotidianamente no controle da leishmaniose, doença crônica, fatal quando canina, mas que também atinge outros animais, inclusive o homem. Pensando na gravidade da doença e na responsabilidade com a saúde pública, o CCZ põe em prática dois círculos de trabalhos por ano.
Faz parte do Centro investigar os casos, mapear e delimitar as áreas de risco, recolher os cães contaminados e montar armadilhas a fim de capturar os mosquitos flebotomíneos, responsáveis pela transmissão humana através de picada. Há ainda políticas de conscientização, tanto em comunidades como em escolas, com as quais a população adquire educação em saúde por meio de palestras e distribuição de folders. Para a realização de todas essas atividades, profissionais capacitados compõem à equipe, e vão desde agentes, veterinários e equipe laboratorial.
De acordo com dados do CCZ recolhidos entre 2007 a 2011, o mosquito transmissor da leishmaniose está em 85% dos bairros de Aracaju. Temos notado que há uma redução dos casos, pondera Wilson dos Santos, coordenador do Programa de Controle de Leishmaniose Visceral. Até o mês de agosto, 4.836 amostras foram coletadas e 248 cães foram diagnosticados com a doença. Desse total, 217 cães foram submetidos à eutanásia.
Diferentemente dos casos humanos, ainda não há de fato vacina que, comprovadamente, cure os cães acometidos pela doença. Dessa maneira, segundo a veterinária Margarete Porto Pinheiro, o Centro de Controle de Zoonoses segue as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e Conselho de Medicina Veterinária. Os cães são submetidos ao processo de eutanásia, de modo que não venham a sentir nenhuma dor durante o procedimento.
Há a princípio a aplicação de uma anestesia geral, seguida de medicação em questão de 15 a 20 minutos, quando o animal já esteja devida e seguramente sedado. A veterinária Margarete nega as especulações de que os animais seriam sacrificados através de métodos violentos. Trata-se de uma prática ultrapassada e inadmissível da qual o CCZ não se apropria, assegura Margarete. Em busca de um trabalho pautado na excelência e ética, o Centro de Controle de Zoonoses conta com um laboratório na própria sede, onde são realizados diagnósticos rápidos e eficientes.
Casos humanos
No que concerne as ocorrências em humanos, houve em 2012 um declínio de 50% dos casos notificados de Leishmaniose em relação a 2010, caindo de 46 casos para 23, sendo que apenas 15 realmente ocorreram nas delimitações de Aracaju, e os demais em interiores e cidades da Bahia.
Fonte: Ascom SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário