Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


REGIÃO / NOVA GUATAPORANGA

Caso de leishmaniose humana é confirmado no município

11/1/2013 - 08h00
Portal Regional
O paciente é um bebê de seis meses, no ano passado duas crianças apresentaram diagnóstico positivo da doença
O primeiro caso do ano de leishmaniose humana foi confirmado em Nova Guataporanga. Trata-se de uma criança de seis meses. No ano passado, outras duas crianças entre 2 e 3 anos também apresentaram diagnóstico positivo da doença.

A Ecoden (Equipe de Combate à Dengue) de Nova Guataporanga em parceria com a Prefeitura e Vigilância Sanitária realizou bloqueio em 22 quarteirões da cidade contra leishmaniose. Foram feitas orientações de saneamento visando à conscientização da população e a interrupção do vetor (mosquito palha). Além disso, a Ecoden realizou arrastão de limpeza pública devido ao grande número de focos de larvas, criadouros do mosquito transmissor da dengue (Aeds Aegypti) encontrados nas residências do município.
PREVENÇÃO – Cuidado responsável com seu cão; evitar a criação de galináceos no quintal para não atrair o vetor e manter o quintal limpo, sem folhas, galhos, madeiras em decomposição e fezes de animais.

SINTOMAS - Os sintomas variam de acordo com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário