Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 13 de maio de 2013


Ministério da Saúde e ONG discutem tratamento de cães com leishmaniose

Publicação: 13/05/2013 22:25 Atualização:
Nesta terça-feira (14), a polêmica sobre matar ou tratar cães infectados pela leishmaniose, doença parasitária e endêmica, será tema de debate entre representantes do Ministério da Saúde e da ONG de proteção animal Arca Brasil. A mesa de discussões faz parte da programação do Wolrdleish5, maior congresso mundial dedicado à Leishmaniose que acontece a cada quatro anos e desta vez será realizado no Brasil, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul. O evento começou nesta segunda-feira (13) e termina na próxima sexta (17).

O tema principal do debate é "matar ou tratar". No Brasil, um decreto de 1963 obriga a eutanásia de cães doentes e uma portaria de 2008 proíbe o tratamento dos cães com medicamentos de uso humano. Mesmo com essa prática, o país não conseguiu impedir o crescimento dos casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, em 1990 o Brasil teve 1944 casos confirmados, número que saltou para 3526 em 2010.

De 2010 a 2011, a leishmaniose matou mais do que a dengue em nove estados brasileiros. Segundo a ONG, não existe uma política pública de eliminação do inseto, que é o transmissor da doença.

Com informações da ONG Arca Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário