Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 12 de março de 2014

UFOP pesquisa vacina contra leishmaniose em Governador Valadares


0
Governador Valadares foi escolhida para receber uma pesquisa pioneira desenvolvida pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para testar uma vacina contra leishmaniose. Nesta quarta-feira (12), será assinado o convênio entre o Município e a Universidade, que vai viabilizar a pesquisa Avaliação do emprego concomitante de vacinação e coleiras impregnadas com deltametrina no controle da leishmaniose visceral canina.
Segundo a veterinária do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) Aimara Costa serão selecionadas duas áreas urbanas para a realização do estudo. Esta avaliação em área endêmica é de grande importância, uma vez que avaliará tanto uma nova vacinação canina quanto a utilização de coleiras, explicou. A vacinautilizada foi desenvolvida pelo laboratório da UFOP (LBSap) e produzida pela empresa Ourofino Agronegócio. As coleiras são impregnadas com deltametrina, substância repelente do mosquito palha (transmissor da doença). A pesquisa vai trabalhar com quatro mil cães, divididos em três grupos: um grupo só com a coleira, outro só com a vacina e outro grupo com a coleira e a vacina, explicou a veterinária.
Na assinatura do convênio estarão presentes o reitor da UFOP prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza; o coordenador da pesquisa e professor Alexandre Barbosa Reis; o professor André Talvani; além dos pesquisadores Evandro Marques de Menezes Machado, Wendel Coura-Vital e Bruno Roatt. O convênio vai vigorar por cinco anos, a partir da data de sua assinatura, mas o planejamento das ações já está sendo feito e discutido entre os pesquisadores da UFOP e profissionais da SMS de Valadares.
Casos na cidade
Em 2013, foram realizados 7.116 exames em cães, sendo 2.247 positivos para leishmaniose visceral. Foram notificados 12 casos humanos, com um óbito.

http://pref-valadares.jusbrasil.com.br/politica/113794536/ufop-pesquisa-vacina-contra-leishmaniose-em-governador-valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário