Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Saúde realiza 270 testes rápidos caninos durante ação em combate à leishmaniose em Bataguassu

Micael Antunes
Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que um total de 270 testes rápidos caninos para diagnóstico da leishmaniose visceral foram realizados durante a campanha promovida pela pasta no último dia 8 de abril.
De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Paula Romão Dias, o “Dia D” foi desenvolvido no estacionamento da Secretaria, com atendimentos oferecidos à população, das 9 às 15 horas.
Paula comenta que do total de animais atendidos [270], em torno de 13% apresentou nos testes rápidos confirmação para a doença. Ela esclarece que nesses casos, houve a coleta de sorologia para a realização de novos exames que já foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS), em Campo Grande, e que os resultados retornam em 15 dias. A coordenadora frisa que caso haja a confirmação da patologia, o animal deverá ser sacrificado.
Durante a atividade, segundo ela, houve ainda distribuição de folders informativos sobre a doença e tirada dúvidas dos populares sobre o ciclo de vida do inseto lutzomyia longipalpis popular mosquito-palha, transmissor da doença; e também sobre o animal contaminado. Toda a ação contou com a participação dos agentes de saúde e do médico veterinário do município.
Paula observa que a população participou ativamente da atividade. “Tivemos um saldo positivo de participantes, o que mostra que a população está entendendo a importância do trabalho, que tem como objetivo principal reduzir a incidência da patologia em todo o município”, comentou a coordenadora, que salienta que novas ações serão desencadeadas em Bataguassu nas próximas semanas, visando o combate a leishmaniose.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o município possui um total de 2.200 cachorros (população canina).
Fonte:Prefeitura de Bataguassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário